Olá, neste artigo você irá ter acesso a informações sobre o tema Criadores de Conteúdos: Pessoa Jurídica.
Se você está buscando informações sobre legalização e abertura de empresa para criadores de conteúdos, seja bem vindo a Francel Menezes Contabilidade, escritório especializado em criadores de conteúdos e outros profissionais em geral.
Nos últimos anos, a busca por contabilidade e abertura de empresa para criadores de conteúdos tem crescido consideravelmente e, nós, da Francel Menezes Contabilidade, estamos aqui para te auxiliar pois atendemos empreendedores que possuem negócios digitais há muitos anos, dentre eles, os criadores de conteúdos.
Devido a complexidade das normas comerciais e tributárias do Brasil, a grande maioria dos criadores de conteúdos que entram em contato conosco, relatam que já estão recebendo rendimentos de pessoas físicas ou do exterior há alguns meses ou anos, atuando como pessoa física, e sem pagar o imposto de renda por não conhecer a regra do carnê leão.
Assim, em um primeiro momento, damos toda uma explicação sobre as obrigações tributárias existentes para os criadores de conteúdos e apresentamos algumas alternativas para a regularização dos débitos que deixaram de ser pagos no prazo.
Essa orientação sobre a regularização da situação fiscal passada possui o objetivo de eliminar todos os riscos tributários que o criador de conteúdos pode estar sujeito, em função de não ter pago o imposto corretamente.
Ao mesmo tempo, a depender do nível de rendimentos do criador de conteúdos, apresentamos a alternativa de abertura de empresa, que traz diversas vantagens em comparação à atuar como pessoa física, principalmente no que diz respeito a carga tributária.
Assim, em resumo:
1) Regularizamos o carnê leão do criador de conteúdos que está em débito com a Receita Federal
2) Elaboramos a declaração de imposto de renda do criador de conteúdos
3) Legalizamos e abrimos a empresa do criador de conteúdos para que ele pague menos imposto
4) Fechamos um contrato de assessoria contábil e fiscal para cumprir com as obrigações da empresa
O QUE SIGNIFICA SER UM CRIADOR DE CONTEÚDOS?
De acordo com o site Hotmart,
“Um criador de conteúdo é o profissional que, com os meios disponíveis, produz vídeos, textos e postagens para o meio digital. Sabe tudo o que você lê, ouve ou vê na internet? Estamos falando sobre os vídeos no Instagram e YouTube, os blogposts sobre o que pesquisou no Google e até os podcasts no Spotify.”
Abertura de empresa para criadores de conteúdos: Como obter o CNPJ?
O serviço de legalização de empresa para criadores de conteúdos pode ser realizado totalmente online pela Francel Menezes Contabilidade, assessoria contábil e tributária especializada em criadores de conteúdos e outros profissionais em geral. Tudo de forma digital, desde o atendimento inicial através do WhatsApp de número (21) 97254-3286, até a conclusão do processo de legalização, com a liberação do CNPJ da empresa.
Abaixo, vamos relacionar as principais dúvidas que os criadores de conteúdos apresentam quando entram em contato conosco com respostas rápidas e curtas.
Aqui neste artigo iremos prestar esclarecimentos claros e objetivos.
Afinal, o tema Criadores de Conteúdos: Pessoa Jurídica não é tão simples como muitos pensam.
1) CNPJ para profissionais que criadores de conteúdos: Quais são os dados e documentos necessários para abrir a empresa desse profissional?
Os documentos necessários para a abertura da empresa do criador de conteúdos são RG e CPF dos sócios, e espelho do IPTU (parte da frente do IPTU) do imóvel que servirá de endereço para a empresa.
Além disso, serão necessários os seguintes dados:
a) Razão social da empresa / nome empresarial (Exemplo: KEKO PRODUÇÕES DE VÍDEOS INFANTIS LTDA)
b) Nome fantasia da empresa (nome que será de conhecimento do público; pode ser a própria razão social sem a partícula LTDA)
c) Descrição detalhada de cada atividade que será realizada na empresa (há criadores de conteúdos que exercem outras atividades além de atuar com esta atividade). É preciso descrever para que seja identificado um CNAE (código de atividade econômica que consta no CNPJ) para cada atividade exercida.
d) Percentual de participação societária de cada sócio (percentual que define o poder de controle da empresa por cada sócio ; Exemplo: 60% Joana e 40% Miguel)
e) Celular de contato de cada sócio com DDD.
f) E-mail de cada sócio.
g) Telefone de contato da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
h) E-mail da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
i) Representante legal da empresa (representante legal perante os entes tributários).
j) Capital social da empresa (capital disponibilizado inicialmente para abertura da empresa).
l) Endereço COMPLETO de cada sócio, com CEP.
m) Administrador da empresa (podem ser os dois sócios ou apenas um).
n) Endereço COMPLETO da empresa (para legalização da empresa em imóvel de natureza residencial, como ponto de referência, é necessário informar no ato de cadastro na prefeitura, que os sócios residem neste endereço que será usado para legalizar a empresa).
o) Estado civil dos sócios.
p) Regime de casamento dos sócios (cônjuges casados em comunhão total de bens não podem ser sócios entre si).
q) Se o endereço da empresa for em edifício, precisaremos do número do certificado dos bombeiros do edifício.
r) Número de salas do estabelecimento.
E aí, está conseguindo entender mais sobre Criadores de Conteúdos: Pessoa Jurídica?
2) Abertura de empresa para criadores de conteúdos: É possível abrir a empresa usando o endereço do nosso escritório?
O criador de conteúdos poderá sim abrir a sua empresa, utilizando o endereço da sede do nosso escritório no Rio de Janeiro como o seu endereço fiscal e virtual.
O uso do endereço da sede do nosso escritório como endereço fiscal da sua empresa será permitida apenas aos clientes que fecharem o contrato de assessoria contábil e tributária para que o nosso escritório cumpra e realize os serviços relacionados às rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas.
Trata-se de um privilégio concedido aos nossos clientes que pagam mensalidade de assessoria contábil.
Cabe ressaltar que a utilização do endereço da nossa sede nesses casos ocorre meramente como ponto de referência e endereço fiscal da sua empresa, que constará em seu CNPJ, sem atendimento ao público, e sem o exercício efetivo da sua atividade no local.
O endereço usado no CNPJ é uma informação pública e pode ser acessado por qualquer usuário que visualizar o CNPJ na internet.
Considerando que uma parcela dos criadores de conteúdos não possuem uma sala comercial onde funcione a sua sede, para ser utilizada como endereço empresarial, este benefício tem ajudado a muitos criadores de conteúdos que não desejam divulgar o seu endereço residencial em seu CNPJ.
3) Emissão de nota fiscal pelo criador de conteúdos: Como funciona?
Para as atividades consideradas como prestação de serviços, devem ser emitidas notas fiscais de serviços, e para as atividades consideradas como comércio, devem ser emitidas notas fiscais de venda.
A depender das atividades exercidas pela empresa do criador de conteúdos, poderá haver a necessidade de emissão de notas fiscais de serviços (serviços de propaganda e publicidade por exemplo) e da emissão das notas fiscais de venda (venda de produtos personalizados, por exemplo).
Quando a nota fiscal eletrônica de serviços foi instituída há alguns anos atrás, a emissão era feita através do site de nota eletrônica de cada município.
Porém, alguns municípios agora estão exigindo que a nota fiscal eletrônica seja emitida através de um sistema adquirido pela própria empresa.
Nosso escritório irá avaliar o seu caso para identificar as suas necessidades e obrigações fiscais, para que a sua empresa cumpra com todas as exigências tributárias.
4) A empresa do criador de conteúdos pode ser tributada no regime do simples nacional?
Sim, a empresa do criador de conteúdos pode ser tributada pelo regime do simples nacional.
5) Quais são as formas de tributação para a empresa do criador de conteúdos?
As formas de tributação para as empresas dos criadores de conteúdos são: Simples Nacional, Lucro real e Lucro presumido.
Constantemente, o regime de tributação mais benéfico e com percentuais mais vantajosos é o regime do Simples Nacional.
6) É possível reduzir a tributação do criador de conteúdos ao abrir uma empresa?
A resposta é sim, é possível reduzir a tributação do criador de conteúdos ao abrir uma pessoa jurídica considerando que a carga tributária das empresas no Brasil é menor do que a carga tributária das pessoas físicas.
7) Qual é o percentual de tributação para a empresa do criador de conteúdos?
Quando o criador de conteúdos decide optar por atuar como pessoa jurídica (empresa), em muitos casos, o percentual diminui de 27,5% (pessoa física) para 6% aproximadamente.
Entretanto, estes percentuais variam bastante em função do nível de rendimentos que o criador de conteúdos está recebendo, levando em conta que a tributação da pessoa física e da pessoa jurídica é feita com base em tabelas com percentuais de tributação, que aumentam a medida que os rendimentos aumentam.
Por exemplo, um criador de conteúdos também pode passar do percentual de 22,5% ou 15% de imposto de renda pessoa física, para o percentual de 6% como pessoa jurídica, e até mesmo para um percentual diferente para pessoa jurídica.
Estamos esclarecendo este ponto de forma muito didática e sem muitos detalhes para facilitar a compreensão.
Além disso, os percentuais de tributação também variam em função da atividade exercida.
No regime do simples nacional, por exemplo, existem 5 tabelas de tributação diferentes para empresas. Existem atividades, por exemplo, que se enquadram em tabelas com percentuais iniciais superiores a 6%.
Nossa equipe irá avaliar o seu caso com detalhes para enquadrá-lo na melhor tributação e aumentar os seus lucros, reduzindo as despesas com tributos.
8) É possível contribuir para o INSS ao abrir uma empresa para o criador de conteúdos?
O criador de conteúdos que abre uma empresa (CNPJ) estará obrigado a contribuir para à Previdência social, pagando a sua contribuição previdenciária, conhecida como INSS, para poder usufruir dos benefícios oferecidos pelo governo, como aposentadoria.
A contribuição mínima é de 11% do valor do salário mínimo vigente.
9) É preciso ter sócio para abrir uma empresa para o criador de conteúdos?
Não, um criador de conteúdos pode abrir uma empresa na modalidade de sociedade limitada unipessoal (LTDA) e obter o seu CNPJ para atuar como pessoa jurídica, arcando com uma menor carga tributária.
10) Empresa para criadores de conteúdos: Qual é a natureza jurídica mais adequada (MEI, EI, EIRELI, LTDA)?
A natureza jurídica mais satisfatória para a empresa do criador de conteúdos é a LTDA (sociedade limitada) pela proteção que confere ao patrimônio dos sócios.
Como a EIRELI (empresário individual de responsabilidade limitada) exige a integralização de 100 salários mínimos como capital social, esta modalidade apesar de ter sido muito usada até pouco tempo atrás, caiu em desuso pelos empreendedores a partir do momento em que a sociedade limitada unipessoal (LTDA) foi criada, permitindo a abertura de uma LTDA com apenas um sócio.
Até então, LTDA só era possível para no mínimo, dois sócios.
Foi uma evolução muito importante na legislação.
Viu como uma contabilidade especializada pode te ajudar a entender mais sobre Criadores de Conteúdos: Pessoa Jurídica?
11) Empresa para criadores de conteúdos: Qual é o porte mais adequado (ME ou EPP)?
As empresas quando recém abertas são inseridas normalmente como ME – Microempresa, e após ultrapassarem um determinado limite de faturamento, são reenquadradas como EPP – Empresas de pequeno porte na Junta Comercial do Estado.
12) A empresa do criador de conteúdos precisa de assessoria contábil depois de aberta?
Toda empresa precisa de contador, que é o profissional habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e qualificado para realizar a escrituração contábil das empresas e elaborar as suas demonstrações contábeis exigidas por Lei.
Além disso, ao fechar um contrato de assessoria contábil, também são contempladas todas as atividades relacionadas às rotinas fiscais e trabalhistas da empresa, também obrigatórias, como cálculo de tributos, envio de declarações ao fisco, fechamento de folha de pagamento de sócios ou empregados, geração de guias para pagamento, acompanhamento da situação fiscal da empresa, emissão de certidões e etc.
13) Quanto custa o processo de legalização e abertura da empresa do criador de conteúdos?
O custo do processo de legalização é mínimo quando comparado ao benefício que você terá ao deixar de ser tributado como pessoa física e passar a ser tributado como empresa (pessoa jurídica).
Podemos parcelar em 12 vezes caso tenha interesse.
Deseja abrir a sua empresa? Nos chame via WhatsApp.
14) Quanto custa a contabilidade para a empresa do criador de conteúdos?
Temos planos de assessoria contábil e fiscal para criador de conteúdos a partir de R$ 250 reais. Entre em contato agora mesmo para que possamos fazer o seu orçamento, clicando aqui.
Os valores variam caso a caso.
Curiosidades do mundo contábil
Você sabe o que é IRPJ? Conforme o site Conta Azul,
“IRPJ é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, cobrado de todas as empresas com CNPJ ativo no país.
Ele é calculado com base no lucro auferido no ano-calendário, que pode ser do tipo real, presumido ou arbitrado.
De modo geral, o IRPJ incide sobre qualquer negócio que esteja funcionando e gerando rendimentos em território nacional, com algumas exceções que veremos mais adiante.
O imposto está previsto no Art. 153 da Constituição Federal, que determina que o governo pode instituir tributos sobre “renda e proventos de qualquer natureza”, e também é regulamentado pelo Decreto nº 9.580 de 22 de novembro de 2018.
A alíquota fixa do IRPJ no país é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil ao mês.
Diferentemente do Imposto de Renda da Pessoa Física, que precisa ser entregue até o final de abril anualmente, a versão para pessoa jurídica possui vários modelos de apuração e datas de entrega possíveis.”
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Sabe qual é o nosso maior desejo?
É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.
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Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.
Nós escrevemos pensando em vocês.
Imposto de renda para designer gráfico: como pagar?
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